sexta-feira, 8 de junho de 2018

PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR FUNDAMENTOS BÁSICOS PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO MOÇAMBICANA
Actualmente as escolas encontram-se em um ambiente dinâmico, competitivo, complexo e para que consigam progredir é necessário que elas tenham um processo estruturado envolvendo o planeamento, a organização, a direcção e o controle.
Planeamento
Qualquer actividade por mais simples que pareça precisa de ser planificada para que possamos atingir as metas. Nesta perspectiva REIS e REIS (2008) definem Planeamento como uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planeamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da acção. Tratando-se de um processo de deliberação abstracto e explícito que escolhe e organiza acções, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objectivos pré-definidos.
Organização
Segundo LIBÂNEO (2004:97) “ organizar significa dispor de forma ordenada, articular as partes de um todo, prover as condições necessárias para realizar uma acção”.
No campo da educação, a expressão organização escolar é frequentemente identificada com administração escolar, termo que tradicionalmente caracteriza os princípios e procedimentos referentes a acção de planejar o trabalho da escola, racionalizar o uso de recursos (materiais financeiros, intelectuais), coordenar e controlar o trabalho das pessoas
LIBÂNEO (2004), considera a organização e gestão da escola de acordo com os seguintes aspectos:
a)    Prover as condições, os meios e todos os recursos necessários ao óptimo funcionamento da escola e do trabalho em salas de aulas;
b)    Promover o desenvolvimento das pessoas no trabalho por meio da participação e fazer o acompanhamento e a avaliação dessa participação, tendo como referência os objectivos da aprendizagem;
c)    Garantir a realização da aprendizagem de todos alunos.
A direcção pode estar centrada no indivíduo ou no colectivo, sendo possível uma direcção individualizada ou numa direcção colectiva ou participativa.
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Controlo
Segundo COSTA (1995:29), o controlo é um conjunto de características mensuráveis do (s) efeito (s) de um processo, ou seja do (s) seu (s) produto (s) cujo monitoramento deverá garantir a satisfação do cliente em relação ao mesmo. Para tal, é necessária a definição de função, identificação dos processos e respectivos produtos, identificação dos clientes e dos fornecedores, identificação das necessidades dos clientes, definição dos itens de controlo para as características de qualidade, fixação das metas para itens de controlo.           
Para o REIS e REIS (2008:259), controlo de gestão é um esforço sistemático para fazer coincidir os indicadores da actividade com os objectivos da estratégia, estabelecendo sistema de informação da actividade desenvolvida, comparando a actividade actual com os padrões previamente estabelecidos e avaliando a sua importância assegurando que todos os recursos da instituição estão sendo utilizados da maneira mais apropriada para o alcance dos propósitos.

Em suma:
Como se pode notar, em todo o processo de controlo é necessário o cometimento de todos que fazem parte da organização de modo que se identifiquem com todo o processo de controlo e sejam devidamente aprimorados de informações fiáveis do que se pretende controlar bem como a qualidade pretendida pela organização. O controlo tem as seguintes vantagens: permite visualizar a variação dos ambientes da organização, identificar a necessidade de novos cursos e necessidades formativas da própria sociedade, novas metodologias, tecnologias usadas e descobertas, permite aos gestores verificarem o aumento da complexidade da organização, permite aos gestores verificarem se as actividades da organização estão sendo cumpridas e com qualidade desejada.
Com a globalização e a política de mercado as organizações escolares em Moçambique estão muito preocupadas com a qualidade, de maneiras que possam adquirir ferramentas básicas para o garante do futuro dos diversos profissionais e melhoria cada vez mais da vida humana. Para que isso aconteça é necessário que estas tenham um processo de gestão bem estruturado para garantir a almejada qualidade.
Uma boa planificação das actividades, uma boa organização, uma boa direcção e um bom controlo em função dos objectivos preconizados são fundamentais para o sucesso da instituição escolar. A direcção constitui assim um elemento essencial para a consolidação de boas relações entre trabalhadores e os gestores e por isso a função administrativa é responsável pela orientação, motivação e liderança dos trabalhadores para um propósito comum com uma gestão orientada para as pessoas e para os consumidores com uma filosofia de administração caracterizada pela dedicação, zelo, cooperação e participação.




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