PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR FUNDAMENTOS BÁSICOS PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO MOÇAMBICANA
Actualmente as escolas
encontram-se em um ambiente dinâmico, competitivo, complexo e para que consigam
progredir é necessário que elas tenham um processo estruturado envolvendo o
planeamento, a organização, a direcção e o controle.
Planeamento
Qualquer actividade por
mais simples que pareça precisa de ser planificada para que possamos atingir as
metas. Nesta perspectiva REIS e REIS (2008) definem Planeamento como
uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a
realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o
trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planeamento se destina.
Sendo, portanto, o lado racional da acção. Tratando-se de um processo de
deliberação abstracto e explícito que escolhe e organiza acções, antecipando os
resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma
possível, alguns objectivos pré-definidos.
Organização
Segundo LIBÂNEO
(2004:97) “ organizar significa dispor de forma ordenada, articular as partes
de um todo, prover as condições necessárias para realizar uma acção”.
No campo da educação, a
expressão organização escolar é frequentemente identificada com administração
escolar, termo que tradicionalmente caracteriza os princípios e procedimentos
referentes a acção de planejar o trabalho da escola, racionalizar o uso de
recursos (materiais financeiros, intelectuais), coordenar e controlar o
trabalho das pessoas
LIBÂNEO (2004),
considera a organização e gestão da escola de acordo com os seguintes aspectos:
a)
Prover as condições, os meios e todos os recursos necessários ao óptimo
funcionamento da escola e do trabalho em salas de aulas;
b)
Promover o desenvolvimento das pessoas no trabalho por meio da participação e
fazer o acompanhamento e a avaliação dessa participação, tendo como referência
os objectivos da aprendizagem;
c)
Garantir a realização da aprendizagem de todos alunos.
A direcção pode estar
centrada no indivíduo ou no colectivo, sendo possível uma direcção
individualizada ou numa direcção colectiva ou participativa.
.
Controlo
Segundo COSTA (1995:29),
o controlo é um conjunto de características mensuráveis do (s) efeito (s) de um
processo, ou seja do (s) seu (s) produto (s) cujo monitoramento deverá garantir
a satisfação do cliente em relação ao mesmo. Para tal, é necessária a definição
de função, identificação dos processos e respectivos produtos, identificação
dos clientes e dos fornecedores, identificação das necessidades dos clientes, definição
dos itens de controlo para as características de qualidade, fixação das metas
para itens de controlo.
Para o REIS e REIS
(2008:259), controlo de gestão é um esforço sistemático para fazer coincidir os
indicadores da actividade com os objectivos da estratégia, estabelecendo
sistema de informação da actividade desenvolvida, comparando a actividade
actual com os padrões previamente estabelecidos e avaliando a sua importância
assegurando que todos os recursos da instituição estão sendo utilizados da
maneira mais apropriada para o alcance dos propósitos.
Em suma:
Como se pode notar, em
todo o processo de controlo é necessário o cometimento de todos que fazem parte
da organização de modo que se identifiquem com todo o processo de controlo e
sejam devidamente aprimorados de informações fiáveis do que se pretende controlar
bem como a qualidade pretendida pela organização. O controlo tem as seguintes
vantagens: permite visualizar a variação dos ambientes da organização,
identificar a necessidade de novos cursos e necessidades formativas da própria
sociedade, novas metodologias, tecnologias usadas e descobertas, permite aos
gestores verificarem o aumento da complexidade da organização, permite aos
gestores verificarem se as actividades da organização estão sendo cumpridas e
com qualidade desejada.
Com a globalização e a política
de mercado as organizações escolares em Moçambique estão muito preocupadas com
a qualidade, de maneiras que possam adquirir ferramentas básicas para o garante
do futuro dos diversos profissionais e melhoria cada vez mais da vida humana.
Para que isso aconteça é necessário que estas tenham um processo de gestão bem
estruturado para garantir a almejada qualidade.
Uma boa planificação das
actividades, uma boa organização, uma boa direcção e um bom controlo em função
dos objectivos preconizados são fundamentais para o sucesso da instituição
escolar. A direcção constitui assim um elemento essencial para a consolidação
de boas relações entre trabalhadores e os gestores e por isso a função
administrativa é responsável pela orientação, motivação e liderança dos
trabalhadores para um propósito comum com uma gestão orientada para as pessoas
e para os consumidores com uma filosofia de administração caracterizada pela
dedicação, zelo, cooperação e participação.
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