sábado, 7 de julho de 2018

Dificuldades da leitura e escrita em alunos do Ensino Básico

Um problema que muitos professores relatam é o facto de haver alunos, dentro de sala, que encontram grandes desafios que se referem à dificuldade de leitura e escrita. Evidentemente que o caso apontado é pertinente e antigo. Portanto, é imprescindível que pais e professores se juntem a um objetivo comum neste aspecto  impulsionar a habilidade do aluno em  materiais e exercícios que estimulam a leitura na sua  vida escolar.O intercâmbio entre professores e pais é muito importante para essa finalidade. Sempre é bom salientar que tais atividades podem ser feitas tanto em sala de aula quanto em casa. O aspecto lúdico deve estar presente para tornar a atividade atrativa.
Estratégias de como trabalhar com a dificuldade de leitura e escrita
ü  Quadro de pregas-O quadro de Pregas consiste numa superfície retangular, nas medidas que pretendermos e acharmos melhor, feito de tecido, madeira, cartolina ou papel pardo. É um recurso visual versátil e muito útil ao professor, que facilita a aprendizagem do aluno na leitura e também a escrita.
ü  Quadro silabico-ajuda o aluno a conhecer a forma gráfica da letra, o nome da letra e o som da letra. Pode-se usar para formar silabas, palavras e frases.
ü  Sopa de Letras-A Sopa de Letras ajuda a melhorar a  capacidade de reconhecer a palavra, a ortografia e o vocabulário. O objetivo do jogo é encontrar e circundar as palavras escondidas na grade tão rapidamente quanto possível.

ü  Cartazes de sílabas-Pegue cartolinas e cole várias sílabas coloridas. Esse exercício é muito proveitoso e mostra sua eficácia a partir do momento em que o aluno começa a fixar as partes de uma palavra. Importante notar que o uso das cores ajuda a mente da criança a associar a sílaba em questão.
Veja o video.

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