sexta-feira, 8 de junho de 2018

Gestão da Qualidade do Ensino Básico em Moçambique




Há que se observar que a gestão da qualidade de educação é um processo no qual se exige a participação e o envolvimento de todas as pessoas e da sociedade em geral. A questão da qualidade de educação é um fenômeno complexo, bem como interdependente entre vários aspectos do ambiente interno e externo da escola.Dessa forma, foi possível identificar um processo interativo entre a comunidade escolar e a comunidade circunvizinha, manifestando-se assim práticas de gestão participativa para se atingir uma qualidade de educação. Num sistema de educação que tende a mudanças, caminhando em busca de um sistema de educação para todos, que abrange todas as crianças em idade escolar que ainda se encontram fora do sistema educativo também.
Existe nas escolas uma percepção do quão importante é a participação e o envolvimento de toda comunidade, para o bom funcionamento da instituição, por se acreditar que todos fazem parte da vida da escola e nada se pode fazer para alcançar a qualidade de educação sem que os próprios professores, alunos e familiares contribuam.Constata-se que dentre vários fatores relativos à melhoria na qualidade de educação, as questões de gestão/liderança, ética no trabalho, participação da comunidade, gestão democrático-participativa, condições materiais de trabalho, satisfação professional, formação, orientação para os alunos e supervisão pedagógica são aquelas que apresentam um maior destaque.
Dessa forma, requer uma estratégia e busca de soluções para melhorar cada um dos fatores ,levando a direção escolar, junto ao governo e à comunidade, a desenvolver um trabalho de mobilização e sensibilização sem medir esforços para investimento e planejamento, formação e sistemas melhorados em todos os níveis, assim como recursos.
Tornou-se evidente que para se atingir uma boa qualidade de educação aspectos como estratégia, gestão e formação devem estar presentes e interligados. Nesse sentido,  apresento os seguintes aspectos com vista na melhoria da qualidade de ensino no pais:
•  Garantir e melhorar as condições de trabalho dos professionais de educação;
•  Reforçar a formação inicial e em serviço, numa perspectiva de formação contínua do pessoal docente e não docente;
•  Garantir o cumprimento da supervisão pedagógica;
•  Sensibilizar cada vez mais a participação dos pais e encarregados de educação e a comunidade em geral na vida da escola e fazer conhecer seus direitos e obrigações;



Sem comentários:

Enviar um comentário

Inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais(NEE) no Ensino Básico     O princípio fundamental da escola inclusiva, segundo...