Gestão da Qualidade do Ensino Básico em Moçambique
Há que se observar
que a gestão da qualidade de educação é um processo no qual se exige a
participação e o envolvimento de todas as pessoas e da sociedade em geral. A
questão da qualidade de educação é um fenômeno complexo, bem como
interdependente entre vários aspectos do ambiente interno e externo da escola.Dessa
forma, foi possível identificar um processo interativo entre a comunidade
escolar e a comunidade circunvizinha, manifestando-se assim práticas de gestão
participativa para se atingir uma qualidade de educação. Num sistema
de educação que tende a mudanças, caminhando em busca de um sistema de educação
para todos, que abrange todas as crianças em idade escolar que ainda se encontram
fora do sistema educativo também.
Existe nas escolas uma percepção do quão importante
é a participação e o envolvimento de toda comunidade, para o bom funcionamento
da instituição, por se acreditar que todos fazem parte da vida da escola e nada
se pode fazer para alcançar a qualidade de educação sem que os próprios
professores, alunos e familiares contribuam.Constata-se que dentre vários
fatores relativos à melhoria na qualidade de educação, as questões de gestão/liderança,
ética no trabalho, participação da comunidade, gestão
democrático-participativa, condições materiais de trabalho, satisfação professional,
formação, orientação para os alunos e supervisão pedagógica são aquelas que
apresentam um maior destaque.
Dessa forma, requer uma estratégia e busca de
soluções para melhorar cada um dos fatores ,levando a direção escolar, junto ao
governo e à comunidade, a desenvolver um trabalho de mobilização e sensibilização
sem medir esforços para investimento e planejamento, formação e sistemas
melhorados em todos os níveis, assim como recursos.
Tornou-se evidente que para se atingir uma boa
qualidade de educação aspectos como estratégia, gestão e formação devem estar
presentes e interligados. Nesse sentido, apresento os seguintes aspectos com vista na
melhoria da qualidade de ensino no pais:
• Garantir e
melhorar as condições de trabalho dos professionais de educação;
• Reforçar a
formação inicial e em serviço, numa perspectiva de formação contínua do pessoal
docente e não docente;
• Garantir o
cumprimento da supervisão pedagógica;
• Sensibilizar
cada vez mais a participação dos pais e encarregados de educação e a comunidade
em geral na vida da escola e fazer conhecer seus direitos e obrigações;
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