O princípio fundamental da escola inclusiva, segundo a Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994) “ consiste em todos os alunos aprenderem juntos, sempre que possível, independentemente das dificuldades e das diferenças que apresentem. Estas escolas devem reconhecer e satisfazer as necessidades diversas dos seus alunos, adaptando-se aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, de modo a garantir um bom nível de educação para todos, através de currículos adequados, de uma boa organização escolar, de estratégias pedagógicas, de utilização de recursos e de uma cooperação com as respectivas comunidades.
A escola inclusiva é aquele onde o modelo educativo pretende, em primeiro lugar desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar a todos, sem discriminação, respeitando as suas diferenças, a escola deve dar respostas adequadas às características e necessidades do aluno, solicitando apoio de instituições e especialistas quando isso for necessário.
Metodologias de aplicação do ensino inclusivo
Para que a educação inclusiva seja uma realidade é necessário que sejam introduzidas alterações na sala de aula, nomeadamente, a nível dos instrumentos e estratégias que têm vindo a ser utilizadas até aqui e que precisam ser diferentes; que exista participação familiar; e o envolvimento da comunidade escolar e do meio envolvente
- Trabalho cooperativo:os alunos trabalham sempre em conjunto na resolução da mesma tarefa, em vez de se separar a tarefa em diversas componentes. Esta metodologia de trabalho possibilita a discussão e a partilha de ideias.
- Aprendizagem com os pares: A filosofia da inclusão reconhece aos alunos com NEE o direito de aprender com os seus pares, funcionando estes como modelos e, por vezes, como tutores.
- Grupo heterogéneo: A heterogeneidade existente actualmente nas escolas é um desafio para os professores, na medida em que implica estratégias adequadas, que permitam uma boa gestão da diversidade da sala de aula. Para que se consiga gerir essa diversidade e ao mesmo tempo ajudar todos os alunos a aprender, independentemente das suas capacidades, é necessário que os objectivos sejam bem definidos, se pratiquem métodos de ensino/aprendizagem alternativos, se promova um ensino flexível e se criem pequenos grupos de trabalho.
Na escola inclusiva não há mais a divisão entre ensino especial e ensino regular; o ensino é um e o mesmo para todos, respeitando as particularidades, as diferenças. Trata-se de um ensino participativo, solidário e acolhedor. Formas mais solidárias e plurais de convivência. Uma educação global, plena, livre de preconceitos, e que reconheça e valorize as particularidades (diferenças) de cada um dos outros iguais.
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